18/01/2017
Notícias / Reorganização Escolar: Ano letivo começa com mudanças em Cristais Paulista
Alunos da zona rural irão estudar nos períodos da tarde e noite
A exemplo do que acontece na rede de ensino do Estado de São Paulo, a prefeitura de Cristais Paulista está tomando medidas que vão favorecer uma melhor gestão do transporte escolar e possibilitar a implantação de estratégias pedagógicas focadas na segurança e no aprendizado dos alunos.
Para o ano letivo de 2017, alunos que residem na zona rural e que utilizam o transporte escolar irão estudar nos períodos da tarde e noite, nas escolas municipais e estadual. “Cristais era a única cidade da região que transportava alunos nos três períodos do dia, essa adaptação vai ajudar em todos os sentidos. Além do aprendizado, porque eles vão chegar mais descansados, a medida vai ajudar na segurança, afinal eles chegarão para estudar por volta de 12h15 e já vão entrar para as salas de aula, e sairão às 17h40 sem precisar ficar esperando na porta da escola, como acontecia antigamente. Isso irá evitar problemas como brigas e drogas”, afirmou o Antônio Paulo da Silva, Diretor de Transporte e Merenda da Secretaria Municipal de Educação.
Estudos para implantação das mudanças são antigos. Elas irão atender cerca de dois mil alunos que estudam em quatro colégios do município. A economia gerada pela diminuição de um período no transporte escolar chegará a aproximadamente R$ 400 mil por ano, em combustível e horas extras. “A medida também irá facilitar a manutenção dos ônibus, que hoje estão sucateados. Outro avanço será o cumprimento de uma lei municipal que exige um monitor por veículo para acompanhar os estudantes, e isso nós queremos cumprir”, disse Giane Talita Costa, Secretária de Educação.
Hoje a área rural de Cristais Paulista tem aproximadamente 380 quilômetros. Por dia, os veículos usados no transporte escolar rodam cerca de 320 quilômetros. Com a reorganização, os ônibus irão percorrer cerca de 160 quilômetros por dia. “Essas modificações já ocorreram em cidades como Ribeirão Corrente e Jeriquara. Vamos ganhar na qualidade do serviço prestado, mas a nossa população precisa entender os benefícios para ela e para o município”, finalizou a secretária.
A medida tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Assistência Social, Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Compartilhe: