14/03/2022
Notícias / Prefeitura de Arcos-MG e Instituto Chuí iniciam projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte
Uma conquista inédita para Arcos, interior de Minas Gerais, promete movimentar o esporte do município nos próximos meses. Através de uma parceria com Instituto Chuí de Esportes, localizado em Franca, interior de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Arcos irá oferecer 800 vagas gratuitas para quatro projetos esportivos que serão realizados já a partir de março. Os projetos serão realizados através da Lei de Incentivo ao Esporte e terão o patrocínio de importantes empresas da cidade, a CSN, Companhia Siderúrgica Nacional e da Cimento Nacional.
Essa será a primeira vez na história que Arcos realizará projetos esportivos com a chancela da Lei e do Governo Federal. “Estou muito Feliz. Está sendo construída uma parceria muito sólida entre o instituto, prefeitura e essas duas importantes empresas para levar esporte para a comunidade. Estou muito confiante que esses quatro projetos vão sim incentivar a prática esportiva e levar saúde para todos”, disse o prefeito Claudenir José de Melo, o Baiano durante reunião no gabinete com representantes do Instituto.
“Sabemos da importância do esporte de formação na vida das pessoas, e principalmente para as crianças. Esporte é educação, é vida, é saúde. Nós como gestores públicos precisamos nos empenhar para oferecer sempre o melhor para toda a população de Arcos”, afirmou Sebastião Lourenço, Diretor de Esportes e o responsável pela instalação dos quatro projetos na cidade. “Fui atrás do Instituto Chuí por saber do conhecimento deles quando o assunto é gestão esportiva. Recebi orientações valiosas para poder trazer essas duas grandes empresas, a CSN e a Cimento Nacional para patrocinar os projetos através da Lei de Incentivo ao Esporte”, finalizou o diretor.
O investimento total chega a R$ 1.800 milhões. Três projetos, Craque Cidadão, Escola de Esportes e Escola de Esportes unidade 2, que terão o patrocínio da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional irão oferecer aulas de futebol society, vôlei, basquete, futsal e handebol para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.
Já o projeto Vida Ativa, com patrocínio da Cimento Nacional, irá oferecer exercícios físicos de forma orientada, utilizando o atletismo como ferramenta de promoção de saúde e qualidade de vida para adolescentes, adultos e idosos.
“O Instituto Chuí existe há 10 anos, tem uma longa experiência na gestão e execução de projetos esportivos realizados através da Lei de Incentivo. Agora teremos esse importante e prazeroso desafio de estar em uma região maravilhosa, bem administrada e com empresas importantes ao lado para oferecer o melhor do esporte para crianças, jovens adultos e idosos”, disse Alexandre Queiroz, Coordenador do Instituto Chuí.
Confira os locais das aulas e modalidades:
PROJETO ESCOLA DE ESPORTES – UNIDADE 2
PROJETO ESCOLA DE ESPORTES
PROJETO CRAQUE CIDADÃO
PROJETO VIDA ATIVA
Professores e estagiários serão contratados
Para atender toda demanda dos quatro projetos, o Instituto Chuí abriu um processo de seletivo para a contratação de professores de Educação Física e estagiários que estejam matriculados e frequentando aulas de Educação Física. Os professores precisam ter o CREF ativo.
Os contratados irão trabalhar semanalmente nas aulas de futebol society, basquete, vôlei, handebol, futsal e atletismo/caminhada.
Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail: ic@institutochui.org.br ou via mensagem pelo WhatsApp: 16.99407.2765
Conheça o Instituto Chuí
Com sede em Franca, interior de São Paulo, o Instituto Chuí tem a missão de mobilizar e disseminar a prática do esporte educacional de forma simples, prática e didática. A entidade foi fundada em 2012 pelo ex-atleta e técnico de basquete, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, e amigos que são apaixonados por esporte e acreditam nele como uma ferramenta de mudança para a vida das pessoas. O Instituto é uma organização sem fins econômicos, que utiliza o esporte e a cultura como ferramentas de desenvolvimento físico, social, educacional e construção de valores em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A Lei de Incentivo ao Esporte foi sancionada em dezembro de 2006 e permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos desportivos e paradesportivos em todo o país.
O objetivo é ampliar o acesso da população ao esporte. As doações e patrocínios feitos por meio da lei atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, além de oferecer suporte para que atletas de alto rendimento possam participar e representar o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Compartilhe: