Sala de Imprensa > Na cidade do basquete, ela é destaque entre eles

A educadora física Bruna Cristina de Deus Martins, 26 anos, é nossa primeira personagem. Formada na Unifran (Universidade de Franca) há 4 anos, a jovem se destaca no esporte representando sua cidade natal.

Franca é conhecida como a Capital Nacional do Basquete.  Com a única equipe masculina brasileira que atua no profissional desde a sua fundação e um time de alto rendimento, a cidade tem como um dos seus diferenciais o trabalho realizado com as categorias de base. E é neste espaço que Bruna tem se destacado: ela é técnica da equipe sub 16, do Instituto Chuí Esporte e técnica da categoria adulta da escola. 

 

“Fui atleta quando mais nova e durante a faculdade tive a oportunidade de fazer estágio na aérea do basquete. De perto fui me encantando cada dia mais. Já havia jogado quando era mais nova, mas acabei quebrando os dois braços de uma vez e minha mãe me retirou das aulas”, conta Bruna.

 

A educadora física chegou a jogar em dois esportes - por 4 anos praticou futsal representando sua escola “Homero Alves” e por 3 anos no atletismo, representando a cidade no salto em altura, salto em distância e 400 metros com barreira.

 

Embora tenha se destacado como atleta, foi seu trabalho no Instituto que trouxe a ela um destaque no esporte. “Quando comecei a dar aulas tive algumas dificuldades, ouvia piadas e brincadeiras, que infelizmente existem até hoje. Diziam que eu não entendia as regras e questionavam se os meninos me respeitavam como técnica. Hoje ainda estou conquistando meu espaço, meu trabalho ainda está em crescimento. Como sou a única mulher nesta área na cidade, ainda é meio difícil”, explicou a atleta que em 2019, ao lado do técnico Ricardo Manoel, conquistou o quarto lugar no Sub-16 da Liga Regional de Basquete e conquistou a o título da Taça Bronze Sub-16 do Torneio de Franca.

 

A inspiração da jovem para trilhar uma carreira no basquete é ninguém mais ninguém menos que a atleta Hortência Marcari, jogadora brasileira que entrou para história como a maior pontuadora na categoria, chegando a realizar 124 pontos em uma única partida. Bruna acredita que é importante se dedicar para buscar seus sonhos. “É preciso nunca desistir, buscar sempre o seu melhor e sempre impor suas ideias quando necessário”, finalizou ela.