Sala de Imprensa > Cristais Paulista ultrapassa meta de vacinação contra o Sarampo

A Prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 19, o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo. A ação fez parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada pelo Ministério da Saúde.

No total 160 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) compareceram na Clínica Mais Saúde, porém apenas três receberam a dose. “A campanha foi voltada para crianças que não receberam a segunda dose da doença. A grande maioria já estava imunizada, o que é muito bom para nosso município”, disse Ana Paula Landim, Enfermeira responsável pela Clínica Mais Saúde.

Este ano, 151 bebês e crianças já receberam a primeira dose da vacina contra o Sarampo, em Cristais Paulista. O número é maior do que os registros do IBGE, 121 crianças.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo terá continuidade e as crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) poderão ser imunizadas até dia 25 de outubro.

Durante o mês de novembro será realizada a segunda etapa da campanha, onde os adultos com idades entre 20 a 29 anos receberão a vacina entre os dias 18 até 30, data que será realizada o segundo “Dia D” de vacinação contra o Sarampo.

A surto recente de sarampo é um dos principais motivos da campanha. Só no Estado de São Paulo foram confirmados 8.619 casos de sarampo de janeiro a 16 de outubro deste ano. Foram descartados 13.116 casos. Há ainda 17.823 em investigação. Entre os casos confirmados, 15,3% necessitaram de hospitalização, com 35,6% dos casos envolvendo menores de 1 ano. Até o momento, 12 pessoas morreram por causa da doença no estado.